quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Se é jogo bom, o jogo é TRUCO!

   Gurizada, seguinte! Anda todo mundo me preguntando sobre a questão do truco no IFRS. O jogo na escola é proibido, todo mundo sabe, como também é de conhecimento geral que o Grêmio Estudantil vem fazendo pressao pra que seja permitida a prática do jogo no Instituto. Pois bem, fiz um requerimento à Direção para que se libere o jogo, e argumentei bastante o por que dessa reinvidicação.
   Primeiro, é lei. Jogo de truco é patrimonio cultural do Estado do Rio Grande do Sul, é só procurar em sites de cultura gaúcha pra ver. E, segundo a Constituição Federal do Brasil, o patrimonio cultural de qualquer região do país deve ser protegido e defendido. Vai ver a Direção não sabia disso, mas eu me encrraguei de informá-los.
   Segundo, essa proibição é de 2005. Eu até entendo na época fosse necessária uma atitude tão drástica, só que os tempos agora já são outros, e o pessoal de 2005 já foi embora, nos deixando esta herança. E agora, o pessoal que é punido por causa do jogo só leva advertencias e tudo mais pelo simples fato de estar jogando, mesmo que sem encomodar ou causar tumulto.
    Terceiro, a gente só quer um lugar pra jogar! Liberada a prática fora de ambientes de estudo (Biblioteca, pavilhões, sala de aula, salas de atendimento), o jogo se restringiria ao bar e ao pátio. E qual seria o problema de jogar nesses lugares? Atrapalharia o bom andamento das atividades do colégio? Claro que não! Então não tem porque manter essa proibição.
    O que é alegado é que o jogo faz com que o aluno fique fora da sala e se prejudique. Mas eu acho engraçado que pra umas coisas nos tratam como adultos, e pra outras como idiotas. Cara, todo mundo sabe que é pra ta na aula, agora, o aluno prefere ficar no bar jogando, porblema dele! Não está atrapalhando ninguem. E não é proibindo o jogo que será resolvido esse problema, é a mesma coisa que tentar acabar com o desmatamento da Amazonia proibindo a produção de motosseras! Tem outros trezentos meios de cortar arvores, assim como tem outros trezentos motivos pra se matar aula. O que tem que ser feito é um acompanhamento e conversas com essas pessoas, e não ficar recolhendo baralhos e distribuindo sanções disciplinares.
    Pois bem, estão analizando meu requerimento, e ficaram de me dar uma resposta em breve. Por enquanto, só nos resta esperar, mas só por enquanto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário